domingo, 25 de maio de 2008

Sucesso de alunos do PEC de Hipismo da Prefeitura repercute positivamente em escola municipal no combate a violência

Implementada a cerca de dois meses em parceria com o Haras da Banqueta, o PEC – Projeto de Esportes para Crianças – do Hipismo, da Prefeitura de Angra, em curto espaço de tempo, já começa gerar não somente vitórias e medalhas para as crianças que participam da iniciação esportiva nesta modalidade, mas também resultados positivos na formação educacional delas, com repercussão no ambiente escolar. Nas fotos, as crianças do Cleusa Jordão e Tereza Pinheiro de Almeida: Daiana e Leandra; Lídia e Taís; Pedro e Ruan ; Crislane e Hanna.

Que a prática do esporte tem influência na orientação e na educação de crianças e jovens todo mundo já sabe, mas os fatos e exemplos que ocorrem no dia-a-dia, reforçam ainda mais o discurso da importância do esporte na vida de qualquer ser humano. E um desses exemplos ocorreu essa semana na Escola Municipal Cleusa Jordão, colégio em que estudam as 11 das 13 crianças que têm aulas de iniciação no Hipismo no Haras da Banqueta e que vêm tendo bons resultados e conquistando vitórias, medalhas, nas etapas do campeonato estadual deste esporte.

Os resultados positivos alcançados por essas crianças na segunda etapa do estadual, ocorrida no último dia 10, no Clube Militar de Pólo, em Deodoro, Rio de Janeiro, teve destaque na imprensa e ganhou manchetes e reportagens nos principais veículos de comunicação da cidade e da região. Isso foi o suficiente para que a diretora da escola municipal do bairro da Japuíba, Leila Kesseler, juntamente com os estudantes que praticam o hipismo, recortassem as matérias dos jornais e exibissem no mural do colégio as vitórias dos alunos, tendo o esporte como chamariz e mais uma vez, referência importante na formação das crianças e dos jovens.

A diretora também deu ênfase no mural do colégio, a colocação de frases que chamam a atenção para o fato de que infelizmente algumas notícias policiais em jornais da cidade, têm envolvido alunos do Colégio Cleusa Jordão, em episódios de violência, mas que desta vez, a escola, através de seus alunos, estava nas manchetes das vitórias no esporte. Esse mural tem tido uma grande repercussão no ambiente escolar, e é claro, nas mentes dos alunos, que acabam refletindo sobre o fato e multiplicando essas informações dentro do colégio e na própria comunidade da Japuíba e em bairros vizinhos, oriundos de manchetes e notícias de violência.

Deste grupo, todas as crianças são de comunidades carentes que estudam na Escola Municipal Cleusa Jordão, e que normalmente não teriam esse tipo de oportunidade, pelo fato do Hipismo ser uma modalidade esportiva que implica em investimentos financeiros muito além do poder aquisitivo delas, trabalho que possibilita a popularização e maior acesso a esse esporte.

Sucesso e medalhas na última competição

Das 13 crianças que participam da iniciação no Hipismo através do PEC – Projeto de Esportes para Crianças – da Prefeitura de Angra, 10 competiram para valer na última etapa do estadual, e cinco delas conquistaram medalhas de 1º lugar na categoria iniciante 40 cm para saltos de obstáculos, num percurso de 400 metros, tendo que que completar a prova entre 45 a 55 segundos, com menos obstáculos derrubados, total de oito. Segundo o treinador das crianças, Wander Fiuza, foi um resultado super positivo, já que o trabalho com as crianças na Vila Hípica de Angra, na Banquete, começou a menos de dois meses.

As outras cinco crianças que competiram na categoria 60 cm para saltos de obstáculos, onde a velocidade na condução do cavalo aumenta, tendo que fazer no mínimo 325 metros por minuto, não chegaram entre as cinco primeiras colocações, porém tiveram boa participação na etapa. A próxima competição, a 3ª no ano, acontecerá de 20 a 22 de junho, em Cachoeiro de Macacu.

Nenhum comentário: