quarta-feira, 21 de maio de 2008

Daniel Santiago disputa mais um Campeonato Mundial

O angrense medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos Rio-2007, o velejador Daniel Rabha Nunes Santiago, que conquistou o primeiro lugar na Classe J24, vai disputar o Campeonato Mundial da classe no próximo mês, na Sardenha, na Itália. É a sexta vez que o velejador disputa um mundial. Ele é o atual Bicampeão Mundial da Classe J24(sexto lugar na Holanda em 2003, 14o. nos EUA em 2004, vice em 2005 na Inglaterra e campeão em 2006 na Austrália e 2007 no México) com a tripulação do Bruschetta Sailing Team. Depois de mais de cinco anos velejando juntos a tripulação do Bruschetta Sailing Team irá se dividir no Campeonato Mundial de 2008. Daniel aceitou o convite do xará Daniel Glomb e resolveu disputar a competição em outro time. Segundo ele, a disputa do Campeonato Mundial em outra equipe será um novo desafio.
- Logo após o Pan-americano cada um da equipe se dedicou a projetos diferentes, eu resolvi velejar na classe Star e em barcos de Oceano, voltar para a classe J24 não estava nos meus planos, só que com a proximidade do Campeonato Mundial e o convite do Daniel Glomb, resolvi defender o título mais uma vez, - explicou o velejador.
Maurício Santa Cruz que foi ouro no Pan com Daniel decidiu ir para o mundial a poucas semanas e a preparação do velejador angrense já estava em andamento com a nova equipe. Daniel gostou da notícia. - Acho muito bom o Maurício também ir, claro que eu não vou querer saber dele ganhando da gente, mas é importante o Brasil mostrar que é forte na classe. Na água durante as regatas a rivalidade é muito grande das duas partes, mas em terra continuamos sendo grandes amigos e torço para que ele faça um belo campeonato, portanto que não ganhe de mim, - falou em tom de brincadeira.
A equipe do Bravíssimo Racing Team, além de Daniel Santiago conta com a presença do também ouro no Pan, Alexandre Saldanha, do argentino Alfredo Rovere, de Sérgio Almeida e do timoneiro Daniel Glomb. O campeonato começa no início de próximo mês e a equipe embarca nessa sábado para disputar o campeonato italiano que acontece no mesmo local do mundial, como forma de preparação final para a disputa mais importante.
Daniel é assessor jurídico da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). Ele tem de 29 anos e sua história de sucesso começou cedo. O atleta conheceu o mundo das velas aos 6 anos, no Bracuí, encarando o esporte como um hobby e ao longo de sua vida fez uma carreira de sucesso. Além de bicampeão mundial na classe J-24, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003. Em 2005, também no “Bruschetta”, conquistou na França, o vice-campeonato Europeu de Iatismo na Classe J/24. Filho de Cláudio Nunes Santiago e de Ana Amélia Rabha, Daniel está em entre os grandes nomes mundiais do esporte, na função de regulador de vela. Ele divide seu tempo entre o trabalho na TurisAngra e o esporte que abraçou. Dedica feriados e fins de semana ao treinamento, os horários que sobram durante a semana ao treinamento físico. As férias ele tira ao longo do ano, em períodos de uma semana, para participar das competições.

Nenhum comentário: