segunda-feira, 5 de maio de 2008

Maratona Aquática da Festa do Bonfim reúne 79 nadadores de diversas cidades do Estado


A praia do Bonfim foi “invadida” por dezenas de nadadores de vários municípios do Estado, boa parte do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, cidades vizinhas do sul fluminense e Teresópolis, que trouxe, depois da equipe angrense Baratas da Costeira, a maior delegação de atletas para a participação na Maratona Aquática realizada no último sábado, 3, pela manhã. A largada aconteceu na Praia Grande e num percurso de cerca de 2 Km, os primeiros nadadores começaram a chegar a praia do Bonfim com menos de 20 minutos de prova. O vencedor geral no masculino foi Rai Amaral Vellozo, da equipe Dolphin/CSSA – os Incríveis, de Teresópolis, com o tempo de 18':30” e no feminino a ganhadora foi Amanda Turute, de Resende, com o tempo de 22':13”. A melhor performance entre os angrenses foi a do nadador Celso Ricardo da Silva, Baratas da Costeira, que chegou em 6º lugar, com o tempo de 20':59”.
O mau tempo, com muita chuva, nos dois dias que antecederam a competição acabou contribuindo para que pelo menos metade dos atletas que se inscreverem via internet pelo site da Prefeitura de Angra, total de 189, acabassem não vindo participar da Maratona Aquática, que reuniu na prova 79 nadadores, sendo 63 homens e 16 mulheres, de diversas idades. Quem veio para Angra independente da previsão pessimista do tempo acabou tendo uma surpresa agradável. O sábado foi de céu aberto com sol, um clima propício para a prática do esporte, principalmente para a natação, pois a temperatura da água não estava tão baixa, o que facilitou uma performance melhor para os atletas.
No percurso da Praia Grande a praia do Bonfim, com os nadadores contornando a ilha da igreja do Bonfim, o que se viu literalmente foi um mar de tocas vermelhas alusivas a prova promovida pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, numa competição acirrada, braçada a braçada, e a cada chegada de atleta ou grupo de nadadores, muitos aplausos e gritos de incentivo vindos das areias pelo público que foi prestigiar o evento. Além das boas performances dos primeiros colocados, o que se comprovou mais uma vez foi a relevância do esporte na vida das pessoas sob vários aspectos, principalmente pelo lado da saúde.
Luís de Oliveira Pacheco, de 48 anos, comerciante, de Nilópolis, Baixada Fluminense, é um dos muitos exemplos de superação e dedicação, que encontrou no esporte o meio natural e salutar para o resgate de sua alta estima e uma melhor qualidade de vida. A pouco tempo atrás ele pesava 202 Kg e num prazo de 1 ano, 1 mês e 21 dias, tendo a natação como atividade física e uma reeducação alimentar, Luís perdeu 55 Kg, antes mesmo de fazer uma cirurgia de redução de estômago, e hoje é um atleta que tem na natação um instrumento de superação de desafios e de busca cotidiana de melhora de sua performance como desportista. Ele foi o último entre os homens e o penúltimo no geral a completar a prova com o tempo de 41':09”, mas foi sem dúvida mais um grande campeão da superação e de como o esporte é sinônimo de saúde.

Nenhum comentário: