sábado, 24 de maio de 2008

Angra inicia avaliação física dos jogadores que já se incorporaram ao elenco

O preparador físico Marcus Câmara de Oliveira, o Marquinhos, já começou a avaliar as condições físicas dos jogadores do Angra Esporte Clube dois dias após o evento de apresentação oficial dos atletas e comissão técnica ocorrido na última segunda-feira, 19. O trabalho está sendo realizado em conjunto com o fisiologista Rodrigo Toledo que está investigando as funções orgânicas, atividades vitais dos atletas, como o crescimento, a nutrição e a respiração, como num processo evolutivo paralelo ao condicionamento físico.
Apenas parte dos jogadores iniciou o trabalho nesta semana, já que do grupo que se apresentou no evento no dia 19, a maioria voltou para suas casas e só estará se reintegrando nesta segunda-feira, 26, aí sim, com o grupo praticamente completo, só restando os atletas que estão vindo por empréstimo do Friburguense.
Na quarta-feira, 22, os jogadores treinaram em tempo integral, sendo pela manhã na piscina do GDV um trabalho de fortalecimento muscular, com batidas de pernas, pedaladas e piques curtos, durante cerca de 50 minutos e na parte da tarde, um treinamento físico intervalado de condicionamento aeróbico, com tomada de tempo de cada jogador numa seqüência de voltas no campo, chamado de pirâmide, iniciando com uma volta, depois duas e por último três voltas, e invertendo essa seqüência (3/2/1), sempre com uma parada para medir os batimentos cardíacos. No final, um trabalho com bola, de dois toques.
Participaram desta atividade os jogadores Gabriel (zagueiro), Renan (meio atacante), Valnei (meio atacante), Cássio (lateral), Diego (zagueiro), Carlos Vinicius (meia e lateral) e Lucas Augusto (zagueiro), esses dois últimos estão sendo observados pela comissão técnica. Outro que também está sendo analisado é o goleiro Fabrício, de 20 anos, que fez um trabalho paralelo, também de condicionamento físico, com o treinador Sérgio Magalhães, já que o preparador de goleiros, Roberto Bahia, só se apresenta na segunda-feira.
O atacante Carlão e o meia Fábio não participaram das atividades neste dia, pois o primeiro estava com um estiramento na parte posterior da coxa esquerda e o segundo com uma bolha no pé. Ambos foram poupados e ficaram na concentração, sendo acompanhados pelo fisioterapeuta Renan Coelho Costa. A partir da próxima semana, já com o grupo praticamente completo, vai ser agendado os exames médicos, que serão acompanhados pelo Dr. Gustavo de Assis Nogueira e também as consultas odontológicas com o Dr. Luís Gustavo Brito Rabha.

Ambiente familiar tendo o carinho e a atenção da Tia Irene

A casa alugada pela diretoria do Angra para a moradia dos atletas, em Jacuecanga, já começa a ganhar clima de um ambiente acolhedor e familiar. Toda a estrutura que uma casa necessita está sendo providenciada pelos dirigentes e como em qualquer família, um lar precisa de uma referência. Organizar as tarefas e conduzi-las, “puxar a orelha” quando for necessário, demonstrar afeto e carinho, são características que são comuns a Irene Maria Guimarães dos Santos, 54 anos, que desde 1993 é a Tia Irene de muitos atletas que já defenderam a camisa de Angra dos Reis no basquete e no futebol. Ela foi a cozinheira dos times de basquete da Liga Angrense, da equipe do Real no futebol profissional e desde 99 é a secretária do Angra Esporte Clube.
Tia Irene fala com orgulho e satisfação, que toma conta e cuida dos “meninos” há muito tempo. É óbvio que a “família” sempre mudou muito de integrantes nesses anos todos, mas para ela fica a saudade de quem já se foi e a certeza de que os que estão chegando terão muito amor e dedicação. Irene, além de organizar as atividades da casa para outros auxiliares, ela não se importa de também pegar na massa e tem fama de cozinheira de “mão cheia”. Os jogadores do Angra e a comissão técnica que já estão na casa, começam a desfrutar dos seus quitutes e fazer eco do sucesso da Tia Irene.

Nenhum comentário: