sábado, 24 de maio de 2008

Angra no Dia do Desafio e driblando a inatividade

Esse ano o evento acontece no dia 28, nesta quarta-feira, a partir das 8 da manhã
Angra dos Reis participará pelo terceiro ano consecutivo do Dia do Desafio, evento internacional de atividade física, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de despertar ao redor do mundo a consciência para a importância do exercício físico, incentivando a regularidade de hábitos saudáveis e combatendo o sedentarismo, além da reeducação alimentar. O Dia do Desafio começou em uma pequena cidade do Canadá em 1983 e o Brasil começou a participar em 1995, no Estado de São Paulo, com a adesão de 35 cidades e a mobilização de quase 2 milhões de pessoas.
O Rio começou a participar do evento em 1998, com a cidade de Campos dos Goitacazes. Mas a participação cresceu tanto, que em 2007, houve a adesão de 100% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, com quase 3,5 milhões de pessoas fazendo algum tipo de atividade física pelo menos durante 15 minutos.
Cada vez mais cidades em todo o mundo participam do Dia do Desafio, que na América Latina tem a coordenação do SESC São Paulo. A Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estará promovendo o evento a partir das 8 da manhã e vale de tudo entre as atividades que serão realizadas: caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, jogar bola, fazer ginástica, promover gincanas, jogos e brincadeiras. Esse ano, Angra enfrentará a cidade de Soledad de Graciano, do México.

Programação em Angra:
- Todas as academias do município foram convidadas e participarão das atividades.
- Os programas de atividades nas comunidades – PEC (Projeto de Esportes para Crianças) e PAC (Projeto de Ação Corporal) estarão desenvolvendo ações em seus respectivos pólos.
- No Belém, Jacuecanga e Perequê acontece o passeio ciclístico e o aulão de ginástica.
- Em Monsuaba vai ocorrer Futevôlei e aulão de alongamento.
- No Camorim Grande acontecerão atividades recreativas na praia.
- No CEAV vai ocorrer recreação aquática.
- Na Praça Lopes Trovão, no Centro, conhecida como Praça do Papão, muitos jogos recreativos (pingue-pongue, jogo de botão e jogo de futebol na tábua de pregos) e ainda aulas de ginástica, dança e aeroboxe.
- Os colégios municipais, estaduais e participares estarão desenvolvendo atividades extra-escolares.
- As Secretarias Municipais e a Câmara Municipal vão desenvolver atividades de alongamento com os professores da Secretaria de Esporte e Lazer.
- Ginástica Laboral na empresa Limpacol, no Areal, com a professora Juliana.
- No Cais de Santa Luzia, Centro, o Mestre Kadena, estará desenvolvendo uma atividade física, onde os participantes deverão encher três caixas de água de 1.000 litros, com copinhos de café de 20ml. O objetivo é conscientizar para a importância da economia de água e dizer não ao desperdício, com o tema “Água, a continuidade da espécie humana na Terra”.
- No Cais de Santa Luzia haverá torneios de vôlei, futebol, handebol e basquete.
- No Estádio Municipal será desenvolvido durante todo o dia as seguintes atividades a partir das 8h da manhã:
Circuito de ginástica localizada, aeroboxe, alongamento e caminhada.
Caminhada de costas enchendo uma bexiga(bola) num percurso de 400m.
Caminhada em duplas, um de costas para o outro, com uma bola de habilidade nas costas.
Revezamento com bola de pingue-pongue sendo levada em uma colher de sopa.
Futsal de cego, onde as pessoas estarão vendadas e jogando com deficientes visuais.
Abraço no Estádio Municipal com as pessoas que estejam de passagem pelo local, incluindo os alunos das escolas e funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer.
Corrida de revezamento direcionado e provas de destreza física, força e habilidade, salto em distância em duplas, arremesso de peso com o intuito de acertar um obstáculo com os olhos vendados.
Diversas atividades para todas as idades, utilizando a coordenação motora, agilidade, força, velocidade e equilíbrio.
Aulão de Artes Marciais.

Nenhum comentário: