terça-feira, 15 de julho de 2008

1º Circuito Angrense de Surf reúne atletas de Angra, Rio e Paraty

A Prefeitura através da Secretaria de Esportes e Lazer esteve presente apoiando o 1º Circuito Angrense de Surf que aconteceu no último final de semana na Praia Brava. O campeonato foi a primeira ação realizada pela nova diretoria da Associação Angrense de Surf (AAS) que tomou posse no dia 1º de janeiro deste ano.
Criada em 1996, a AAS vem promovendo e incentivando a prática esportiva no município e colaborando na formação dos jovens e novos talentos do surf através da Escolinha da Associação conveniada com a Prefeitura.
O campeonato foi realizado em dois dias com a participação de cerca de 80 surfistas de Angra, Rio de Janeiro e Paraty. As baterias foram disputadas em duplas ou com quatro surfistas em confronto direto com tempo de 20 minutos de duração, onde cada surfista teve direito a dez ondas, sendo contabilizadas apenas as duas maiores notas.
A primeira etapa da competição foi disputada no sábado com ondas entre 0,5 e 1,0 metro com formação irregular que dificultou a execução das manobras. No domingo, as condições do mar se mantiveram, mas mesmo assim, o nível técnico foi elevado e a disputa na final acirrada. O fim de semana de sol e a temperatura agradável deram um brilho especial ao evento com um bom público presente na Praia Brava. Para o presidente da AAS, Flávio Ventura (Leite), o campeonato superou as expectativas.
- O público compareceu e o nível técnico dos atletas elevou o campeonato. Essa foi apenas a primeira etapa de um circuito que promete crescer em Angra. A Associação já está se preparando para a realização do próximo evento que deverá acontecer em setembro. Até lá, vamos criar novas ações como a limpeza de trilhas de acesso a algumas praias como na Ilha da Gipóia, além de participar de ações de reflorestamento e arborização no município -. Disse Leite.
Durante o evento, uma gincana de conscientização ecológica mobilizou principalmente as crianças a participarem de uma coleta de lixo na praia. A brincadeira valeu muito mais pelo incentivo e conscientização das crianças, uma vez que a praia Brava está sempre limpa e bem cuidada. Houve distribuição e sorteio de brindes para os participantes que coletaram cerca de vinte sacos de lixo. O evento teve ainda caráter social com a arrecadação de caixas de leite no ato da inscrição dos surfistas. Os donativos arrecadados foram doados para uma família do Bracuí.
A nova diretoria da AAS é formada pelos surfistas Flávio Ventura (presidente); Ricardo Castilho (vice presidente); Jocelino Honorato (Tininho) - secretário e Flávio Reis (tesoureiro).
O campeonato foi dividido em três categorias - Mirim (até 16 anos), Open (17 até 29 anos) e Máster (atletas acima de 30 anos de idade). Houve ainda a categoria Long Board (pranchão) e uma disputa paralela onde participaram apenas os alunos da Escolinha de Surf. A premiação do campeonato incluiu além dos troféus e medalhas, brindes da Charlote Surf Boards como pranchas, blocos e bermudas.
Classificação:
Campeão Mirim: Paulo Andrade
Campeão Open: Magoo
Campeão Máster: Vinícius Arlim
Campeão Long Board: Cláudio Kantovitz

Classificação Escolinha:
Feminino:
1º lugar - Gabriela Santiago
2º lugar - Dominique Castro
3º lugar - Carol Pinazo
Iniciante:
1º lugar - Felipe Abanca
2º lugar - Shal Se Jehan
3º lugar - Felipe Guerra
Amador:
1º lugar - Felipe Nascimento
2º lugar - Artur Assunção
3º lugar - Robson

Nenhum comentário: