segunda-feira, 28 de abril de 2008

Congresso técnico dos JAI 2008 define no dia 6 de maio adversários de Angra

Vem aí mais um JAI (Jogos Abertos do Interior), competição tradicional promovida em diversos estados brasileiros visando o intercâmbio social desportivo entre atletas amadores e seus respectivos municípios que participam com suas equipes em esportes coletivos e individuais.
No caso do Rio de Janeiro, o governo do estado é o promotor dos jogos, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e organizados e dirigidos pela SUDERJ – Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro – em conjunto com as Prefeituras e Secretarias Municipais de Esporte das cidades do interior do estado, com o apoio das Federações Esportivas Estaduais.
89 municípios participarão dos JAI 2008 divididos em quatro regiões: Baixada e Sul Fluminense com 31 cidades, Serrana com 22, Lagos com 17 e Norte e Noroeste Fluminense com 20. O maior número de municípios está justamente na região em que Angra dos Reis está, por tanto se subentendendo um calendário mais extenso de competições e teoricamente mais competitivo.
O congresso técnico dos esportes coletivos que irá definir os jogos da região Baixada e Sul Fluminense acontece no dia 6 de maio, na próxima semana, numa reunião às 14h, na Vila Olímpica de Queimados. A realização das partidas das fases regionais irá ocorrer de 24 de maio a 12 de agosto e as competições dos esportes individuais acontecerão nos dias 16 e 17 de agosto.
Ao todo são 10 modalidades esportivas disputadas. Nos esportes individuais: atletismo, judô, karatê e natação. Nos esportes coletivos: basquetebol, handebol, voleibol, vôlei de praia, futsal e futebol. Com exceção do futebol, as outras nove modalidades serão disputadas no masculino e feminino. As cidades campeãs nos esportes coletivos em seus estados com exceções do futebol e vôlei de praia, disputarão os JABs (Jogos Abertos Brasileiros) e nos esportes individuais a Secretaria de Estado de Esporte convocará uma seleção com os melhores atletas dos JAI.

Quais são as perspectivas de Angra?

Angra dos Reis tem muita tradição nos JAI, já conquistou títulos por equipe e em algumas modalidades coletivas. A história de participações de Angra diz que o município sempre teve boas performances no basquetebol, principalmente nos áureos tempos do time da Liga Angrense, no atletismo, na natação e no judô, mas também, só que ainda na fase regional, a cidade fez boa presença com o futebol e o vôlei.
A Secretaria de Esporte e Lazer já começa a trabalhar na formação da equipe de Angra dos Reis e tudo indica que participará de todas as modalidades de esporte previstas para os JAI deste ano. Como em outras edições, a Secretaria vai contar com a parceria das ligas e associações esportivas do município e formar equipes competitivas.
No futebol, a parceria será com a LAD – Liga Angrense de Desportos – tendo a seleção formada para a disputa do campeonato estadual das Ligas Municipais como a representante nesta modalidade. No basquetebol, voleibol e judô haverá parceria com o Colégio Naval, tendo o professor Moacyr Telles como responsável pelo basquete masculino e o instrutor J.J. na formação do basquete feminino. Os professores Messias e Renato terão a responsabilidade de formar a equipe de judocas e o voleibol terá como base a equipe do Colégio Naval.
No karatê a melhor referência continua sendo o mestre Cadena. Na natação, os professores Paulo Mote, André do Clube Campestre e Sidney Calderone formarão a seleção de nadadores. O atletismo ficará por conta dos professores Gúi e Helinho, tendo como referência a associação local. E no futsal, a Lifusar – Liga de Futebol de Salão de Angra dos Reis – será a referência e a equipe terá como base os jogadores que disputaram a Copa Rio Sul. No handebol, a associação deste esporte no município será consultada, através do professor Douglas.

Nenhum comentário: