sábado, 29 de novembro de 2008

Há 15 anos o esporte angrense vivenciava duas conquistas inéditas





1993, dois títulos, um no futebol e outro no basquete. Angra dos Reis era campeã em campeonatos de âmbito estadual e de grande repercussão

Quem é que não é saudosista? Todos nós somos, ainda mais quando recordamos momentos de alegria e vitórias no esporte. Há 15 anos, em 1993, o torcedor angrense vivenciava dois momentos de de glória e de vibração com as conquistas inéditas da sua seleção de futebol amador e do seu time de basquete masculino.

Na tarde do dia 24 de outubro de 1993, num domingo, a equipe da LAD disputava a final do Campeonato Estadual de Ligas Municipais em pleno Maracanã e com a vitória de 2 a 0 contra a Seleção de Magé com gols de Borracheiro e Fininho levantava o caneco da competição num título inédito para o esporte angrense.

No mesmo ano, no dia 17 de dezembro, a Liga Angrense enfrentava o time do Tijuca Tênis Clube no quinto jogo do Play Off do Campeonato Estadual de Basquete Masculino. O palco foi o ginásio do Grêmio Desportivo Verolme, com cerca de 5 mil torcedores superlotando as arquibancadas do GDV. A cidade parou para assistir a vitória do seu time de basquete pelo placar de 81 a 76 e comemorar mais um título inédito para o esporte do município.

Qual era a seleção campeã no Maracanã?

O time era comandado pelo treinador Ubiratan Fonseca que escalou na decisão no Maracanã César no Gol, Valmir e Otávio nas laterais, Mão e Adriano como dupla de zaga, no meio Flávio Leite, Goiá e Tota e no ataque Borracheiro, Pedrinho e Fininho. Ainda entraram no jogo na vitória contra o Magé o zagueiro Buluca e o meio campo Kikito.

Completando o banco de reservas o goleiro Marquinhos, o meio campo Calical e o atacante Rimo. Na ocasião desfalcaram o time angrense os jogadores Odair, Márcio e João Soldado, que até então eram considerados titulares, mas devido a contusões não puderam atuar na grande final no Maracanã.

A comissão técnica era formada, além do Técnico Ubiratan Fonseca, por Josafá Barbosa e Germano Monteiro que eram auxiliares técnicos, pelo preparador físico Almerindo Braga Júnior, Armando Galo que tinha a função de massagista, Evaldo Dutra conhecido como Macarrão que era o roupeiro, o supervisor era Almerindo Braga e o diretor de futebol Osmar Sacramento.

A Seleção Angrense fez a seguinte campanha que a levou ao título: nove jogos, quatro vitórias, três empates, duas derrotas, marcou 13 gols, sofreu seis, terminando com um saldo de 7 gols. 1 a 1 e 3 a 0 contra Paraty, perdeu de 2 a 1 para o Volta Redonda e venceu em casa por 2 a 0, perdeu de 1 a 0 para o Resende fora de casa e venceu em casa por 2 a 0 e empatou as duas partidas contra o Araruama em 1 a 1 e venceu nos pênaltis. Fininho foi o artilheiro do time com 3 gols.

Os americanos El Hudson e Mc Neill comandaram o título no basquete

Com o ginásio do GDV lotado, a torcida do Tubarão empurrou o seu time de basquete ao título inédito de campeão estadual de basquete masculino em 1993. Foi na noite memorável do dia 17 de dezembro, numa sexta-feira inesquecível, que a Liga Angrense fechou a série de cinco jogos decisivos contra o Tijuca Tênis Clube com uma vitória espetacular por 81 a 76. O time jogou com Rodrigo, Ricardo, Jamison e os americanos El Hudson e Mc Neill. Ainda participaram do jogo Tôca, Alex e Júlio, ficando ainda no banco de reservas os jogadores Breno, Rinaldo, Adílson e o angrense Bicudo. O cestinha do jogo final foi o americano Mc Neill Também fizeram parte do grupo campeão os atletas Bruno, Emerson, Marcos, André Luiz e os angrenses Olavo e Nixson.

A equipe tinha na comissão técnica o treinador Vinícius Monteiro, Adolfo Jordão como supervisor, João Carlos Travessos era o preparador físico, Romário o massagista, João Carlos da Motta o médico, João Batista o roupeiro e o presidente e mentor intelectual da montagem desse grande time Paulo Koracakis.

Uma campanha digna de grande campeão: 29 jogos, 25 vitórias, apenas quatro derrotas, marcando 2.849 pontos, sofrendo 2.365, tendo um saldo de 484 pontos. O cestinha da Liga Angrense o campeonato foi o ala Ricardo que marcou 467 pontos, seguido do americano El Hudson que assinalou 451 pontos. A Liga terminou o 1º turno da competição com 11 vitórias e chegou a ficar 19 jogos invicta.

Nenhum comentário: