sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Daniel Santiago visita velejadores mirins na escolinha de Vela da Prefeitura de Angra






Mais de 1700 crianças e jovens entre 7 e 14 anos participam do PEC- Projeto de Esportes para Crianças - oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Esportes e Lazer, em todos os bairros, da Garatucaia ao Parque Mambucaba.
Na manhã desta terça-feira, dia 18, o velejador angrense , medalha de ouro no Pan Americano, na Classe J 24, Daniel Santiago, foi a grande atração da segunda turma da Escolinha de Velas do PEC, que a Prefeitura mantém em parceria como Condomínio Marinas. O velejador foi acompanhar de perto o desempenho dos alunos. A especial visita encheu de orgulho os jovens velejadores, alunos da Escola Municipal Cleusa Jordão (Japuíba).
Daniel logo que chegou foi cercado carinhosamente pelas crianças. Conversaram sobre os segredos do esporte, admiraram a medalha de ouro, que passou por todas as mãozinhas, e a conversa fluiu na maior alegria.
Daniel conversou animadamente com todos incentivando-os e mostrando que para vencer no esporte o importante é ter determinação, seguir regras e gostar do que está fazendo.
- É de suma importância que este projeto cresça e atenda cada vez mais um número maior de alunos, principalmente os da periferia da cidade. Na verdade, todas as crianças têm o direito de praticar qualquer tipo de esporte. A vela é uma modalidade que muitos jovens têm vontade de praticar mas não encontram incentivos como este dado pela Prefeitura e pelo Clube Marinas. Temos que acabar com a idéia de que para fazer iatismo tem que ter um barco. O que é preciso é ter vontade e correr atrás dos sonhos, foi o que aconteceu comigo. Torço por todos e parabenizo o governo municipal por mais esta iniciativa- afirmou ele, rodeado pelas crianças.
A Escolinha de Velas funciona no Clube Marinas, durante a manhã de terças e quintas-feiras, sob a supervisão do professor Bruno Cunha da Conceição. É freqüentada por 10 velejadores mirins. Oito são alunos da Escola Municipal Cleusa Jordão que se destacam nos estudos e foram presenteados com o convite para participar da escolinha, como a Cíntia, Millene, Bruna, Irna, Ana Emily, João Vítor e Jonas.
As turmas são restritivas na quantidade de alunos inscritos, devido ao número de embarcações apropriadas para a iniciação deste esporte disponíveis no Angra dos Reis Marinas Clube.
A oportunidade destas crianças de praticarem um esporte como a Vela, onde os custos são altos, principalmente quanto a questão dos equipamentos, vem do desejo de despertar nelas o interesse de praticar uma modalidade esportiva que dificilmente elas teriam acesso, devido ao poder aquisitivo de suas famílias, num esporte considerado caro e de elite.
As meninas são maioria no curso e todas fizeram questão de falar sobre o que mudou na vida delas depois que começaram a praticar o esporte.
- É muito bom vir logo cedo para o clube , encontrar com os amigos, fazer aulas de natação e de iatismo. Toda criança merece essa oportunidade como eu e minhas amigas estamos tendo. Minha vida mudou para melhor. Antes quando eu não estava na escola, ficava em casa sem nenhuma opção de lazer, agora torço para o dia nascer bonito e chegar a hora das aulas. Já aprendemos muita coisa, como dominar o barco e desvirá-lo, conhecer os ventos e trabalhar em equipe. Acho que daqui a pouco estamos prontas para competir - disse Cíntia.
A diretora da Escola Municipal Cleusa Jordão e os pais de alguns alunos estavam acompanhando a aula e segundo eles, o curso faz um bem enorme para as crianças.
- A parceria do PEC com a Escola Cleusa Jordão tem tudo para crescer. Nossos alunos são estimulados no dia a dia a realizar esportes, música, dança e diversas outras atividades. Nosso objetivo é prepará-los melhor para a vida. Criamos oportunidades e eles as agarram e levam adiante. Isso nos estimula a trabalhar cada vez mais por novas parcerias – afirma Leila.
Vicente da Silva e Jorge Osório, pais dos meninos Jonas e João Vítor, explicaram que eles já dormem torcendo para o dia amanhecer bonito e sem chuva para chegar logo ao clube.
As aulas de iatismo têm a duração de 2 meses com 10 vagas por turma. Outras crianças da Escola Cleusa Jordão e da E.M Frei Fernando ( Marinas) já tiveram a oportunidade de participar do curso.
E o bom de tudo isso, é que terminando o curso, a garotada pode continuar a freqüentar o clube que estará de portas abertas para que elas possam continuar a praticar o iatismo e aprender ainda mais, assegura o professor Bruno.
Além das aulas de vela , as crianças praticam aulas extras de natação com o professor do PEC, Celso Carvalho. O transporte dos alunos é feito pela Prefeitura.
A parceria com Angra dos Reis Marinas Clube, por meio do seu comodoro Irineu Guimarães, terá continuidade com a formação de mais uma equipe, sempre com a preocupação de oferecer vagas para crianças de escolas públicas municipais. Maiores informações pelo telefone 3365-7670 ou na Secretaria de Esporte e Lazer, no Estádio Municipal no Balneário.
Através do PEC, a Prefeitura oferece 13 modalidades de esportes para crianças: vela, futebol de campo, futsal, handebol, basquete, ginástica olímpica, judô, hipismo, canoagem, natação, caratê, vôlei e vôlei de praia, em diversos pólos implantados no município.
Além do PEC, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esportes e Lazer, também desenvolve o PAC - Projeto de Ação Corporal – para jovens acima de 14 anos, adultos e idosos, em diversos bairros da cidade.

Nenhum comentário: