terça-feira, 23 de setembro de 2008

Programa de ciclovias em Angra ganha ampliação com obras na Costeirinha

Buscando estimular o uso da bicicleta, não só como uma ferramenta habitual e saudável de quem pratica atividade física na cidade, mas também como um meio de transporte para a população, a Prefeitura de Angra está ampliando o programa de ciclovias no município, com obras que irão aumentar a malha cicloviária, além do espaço físico para a prática da corrida e da caminhada.
A comunidade terá mais uma opção para dar sua pedalada e de se exercitar com mais tranquilidade e segurança, com a extensão da ciclovia da Costeirinha. O novo espaço ganhará o nome do desportista angrense Clarinaldo de Oliveira(foto), que faleceu em maio passado aos 61 anos. Clarinaldo tinha uma vida ativa como atleta, e era uma das personalidades mais entusiastas e incentivadoras do esporte, principalmente da natação e biátlon. Ele foi presidente da Associação Baratas da Costeira.
Nos dias de hoje, andar de bicicleta ou se exercitar através dela, não significa somente uma condicionante para se ter boa saúde e bem-estar, o fato é que a bicicleta pode ser, sim, uma opção eficaz de transporte no cotidiano das pessoas que vão para o trabalho, para escola ou que tenham outro destino. Os projetos das ciclovias vêm sendo desenvolvidos também para efeito de desafogamento do tráfego, sendo capazes de minimizar os problemas no sistema de transportes, contribuindo, e muito, para tirar uma parte dos carros das ruas, como também ajudar na redução dos níveis de poluição na cidade.
Hoje, praticamente todas as capitais brasileiras, assim como muitas cidades médias e pequenas, contam com projetos de ciclovias, e Angra dos Reis também está “pedalando” nesta direção. É inegável o potencial oferecido pela bicicleta, tanto pela “geração saúde” como também pela real alternativa de transporte, proporcionando mais qualidade de vida.

Nenhum comentário: