segunda-feira, 16 de junho de 2008

Capoeira “Made in”Angra exportada para Europa

Na foto, o inglês Lucas, o professor brasileiro de capoeira na Holanda Picapau e o angrense Fábio "Vingador".
Professor Fábio “Vingador” volta do intercâmbio no continente europeu após
40 dias ensinando a cultura da ginga e ritmos de nossa capoeira

A capoeira angrense, genuinamente brasileira, também assume papel importante na visão de países de todo o mundo, como uma das referências nacionais. A vocação de Angra no fomento e desenvolvimento da cultura da ginga e ritmos da capoeira vem atravessando fronteiras e desta vez o nosso “embaixador” foi o professor Fábio “Vingador” do Centro Cultural Senzala de Capoeira, que recém chegou da Europa, após participar de seminários na França, Holanda, Itália e Dinamarca.
Foram 40 dias ensinando aos “gringos”o que a capoeira angrense tem, num intercâmbio que divulga a nossa cultura, além de tornar Angra ainda mais conhecida no mundo, não só pelas suas belezas naturais, mas também pelo talento de nossos capoeiristas.
Nos quatro países que visitou, o professor Fábio relatou experiências do seu trabalho em Angra, entre elas a sistematização de treinamentos da capoeira na formação de crianças e jovens de comunidades carentes, como no trabalho que ele desenvolve no Belém e na Sapinhatuba, atualmente focado para cerca de 150 pessoas.
O trabalho de Fábio “Vingador” tem o apoio dos seus mestres Deco e Abutre, que vibraram com a participação do capoeirista na Europa. Fábio Renato Batista de Souza é professor de educação física e sargento do corpo de bombeiros. Os organizadores dos seminários financiaram a hospedagem e alimentação do professor e a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), patrocinou a passagem área Rio-Paris-Rio. Nas fotos, acima Fábio "Vingador" dá um golpe meia lua de frente em uma das aulas que ministrou na Holanda com o inglês Lucas e na foto seguinte, Fábio, ladeado pelo inglês Lucas, o brasileiro Ursinho e mais ao fundo o também brasileiro Picapau.
.

Um comentário:

vingador disse...

muito boa a materia feita sobre a capoeira na europa uma luta genuinamente brasileira sendo valorisada por voces parabens continuem neste apoio a capoeira presiza muito valeu